Terça, 26 de Outubro de 2021
32°

Muitas nuvens

Teresina - PI

Brasil GREVE

Afinal, vai ter greve dos caminhoneiros no domingo?

Entidades do setor dizem que adesões não decolaram, mas, para líderes da paralisação de 2018, movimento está de pé; dirigente com força política deve anunciar nesta sexta sua posição sobre a greve

23/07/2021 às 22h42
Por: Portal Repercutiu Fonte: EXAME.COM
Compartilhe:
credito: exame.com
credito: exame.com

Lideranças do setor continuam afirmando que a greve dos caminhoneiros está mantida e a paralisação deve começar a partir de domingo, 25. Mas entidades importantes, como a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), dizem que as chances de uma grande greve são diminutas, dado o baixo número de adesões ao movimento até o momento.

"A prerrogativa e legalidade de se realizar uma paralisação é um direito do caminhoneiro e formalizada através de assembléia nos sindicatos. Até o presente momento, não temos conhecimento de tal iniciativa por parte de sindicatos ligados ao sistema da nossa Confederação", disse a CNTA em nota.

O Ministério da Infraestrutura, principal interlocutor dos transportadores de carga junto ao governo, também afirma não ter conhecimento de eventuais solicitações de contato ou reuniões para discutir a possibilidade de uma paralisação da categoria.

O setor segue dividido, com alguns líderes convocando a paralisação em grupos de WhatsApp, mas ainda longe de fazer o barulho de 2018, quando uma greve dos caminhoneiros parou o país. A CNTA, considerada uma das maiores entidades do setor de transportadores autônomos, segue afirmando que não irá aderir à greve.

 

Grupos menores, como a Associação Nacional de Transporte do Brasil (ANTB), que reúne 4.500 associados, tentam levar o movimento adiante, retomando uma iniciativa mal-sucedida do início do ano. Na ocasião, os esforços para paralisar o país acabaram naufragando, por falta de adesão.

José Roberto Stringasci, presidente da ANTB diz continuar fazendo convocações para o movimento grevista previsto para domingo, Dia de São Cristóvão, padroeiro dos caminhoneiros. Ele avalia que haverá, sim, paralisação, com possibilidade de se estender por vários dias da semana que vem.

O Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC), um dos principais idealizadores da tentativa de greve do início do ano, também sustenta que os planos de promover uma greve geral estão mantidos.

Teresina - PI Atualizado às 13h02 - Fonte: ClimaTempo
32°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 33°

Qua °C °C
Qui °C °C
Sex °C °C
Sáb °C °C
Dom °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias